O modelo de vídeo entrevista já estão fazendo parte de muitos processos seletivos. Esse modelo é diferente de uma entrevista por mídias sociais ou videoconferência, pois é gravado pelo próprio candidato e enviados ao recrutador, por email, links ou sites Youtube e Facebook.
A vídeo entrevista, em geral, é solicitada após a analise do currículo pelo recrutador e não exclui outras etapas do processo seletivo (testes, entrevistas técnicas, avaliação psicológica, entre outras).
Vamos tratar desse tema e dar algumas orientações para você ter sucesso na sua busca por recolocação no mercado de trabalho.
Temos duas modalidades de vídeo entrevista:
Solicitação aberta – Quando a empresa não especifica o que você deve informar e tempo de duração. Nesse caso é esperado que a apresentação inicie com informações pessoais, formação acadêmica e siga para as experiências profissionais.
Solicitação Fechada – quando a empresa determina o tempo de duração (em geral 2 minutos), quais os temas serão abordados.
Seguem algumas orientações para produzir sua vídeo entrevista:
Faça um roteiro – Escreva um roteiro ou leia atentamente o roteiro que lhe foi enviado. Monte o texto e treine como se estivesse conversando com o recrutador. Cronometre o tempo e verifique se está dentro do estipulado.
Cenário – Lembre-se que é um vídeo profissional, escolha um ambiente profissional e se não for possível uma parede branca. O ambiente deve estar silencioso Cuide da sua apresentação pessoal, use roupa adequada para o seu cargo e também de sua aparência.
Evite – frases prontas, uso do “eu “ em excesso, roupas chamativas ou muito decotadas, maquiagem carregada e barbas mal cuidadas.
Preencha os campos abaixo, que retornaremos em breve.
Solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão.
Proporciona análise do controle emocional do candidato, bem como as competências necessárias para o desempenho do cargo. Utilizamos testes psicológicos aprovados pelos Conselhos Regional e Federal de Psicologia. A avaliação psicológica é composta pela aplicação de testes psicológicos e elaboração de laudo (comtemplando informações pessoais, profissionais e perfil psicológico).
Seleção ativa de profissionais. Busca e identificação de candidatos com a qualificação requerida pela empresa e divulgação da vaga por meio de rede de contatos.
Recrutamento e seleção realizado de maneira inclusiva, respeitando e valorizando o potencial do profissional portador de deficiência.
Realizado com os candidatos no formato presencial ou online e elaborado para atender empresas de todos os portes e segmentos em qualquer região do país.
O diferencial é ser especialista na prestação de serviços em Recrutamento e Seleção, em todos os níveis hierárquicos (operacional ao estratégico) com a expertise necessária para encontrar candidatos qualificados com mais rapidez e eficiência.